quinta-feira, 22 de julho de 2010

Símbolos

Vivemos num mundo de símbolos. O espírito humano é uma cidade cheia deles. Navegamos pelo mundo através dos símbolos. Construímos nossa comunicação e nossos referenciais através deles. Estamos o tempo todo vendo ou ouvindo alguma coisa, e pensando em outra coisa, por associações simbólicas. Os símbolos criam para nós as explicações do mundo. Simples assim. Complicado assim.

O mundo somos nós! Somos pretensiosos a ponto de achar que entendemos o mundo. Criamos símbolos pra isso também. Para nos dar as respostas que não podemos ter. Para nos consolar frente a nossa suposta insignificância ou a nossa finitude. Para justificar nossa magnificência ou superioridade quando assim nos parece oportuno. Simples assim.

Não podemos tomar para nós as dores do mundo, pois temos que ser felizes. Não podemos ficar alheios às dores do mundo, pois temos que ser humanos. Complicado assim.

Viver é um exercício maravilhoso. Ainda ontem aprendemos a decifrar os símbolos básicos que nos tornaram capazes de pensar e de sentir. Hoje precisamos tomar decisões que vão determinar o que isso significa. Talvez viver seja justamente um exercício de interpretação.

Aproveitar a vida, então, é experimentar o encantamento de construir e de acreditar em sua própria leitura do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário